globalwarming

A Hora do Planeta 2017 foi nesse sábado (25), mas a consciência para os efeitos do aquecimento global deve ser diária. O que você faz para melhorar o planeta? Veja dicas que você pode adotar:

Você quer fazer algo para ajudar a conter o aquecimento global? Aqui listamos algumas ações simples que você pode fazer. Explique aos seus parentes e amigos a importância destes pequenos atos.

Troque uma lâmpada

Troque uma lâmpada comum, incandescente, por uma lâmpada fluorescente compacta (lâmpadas frias), que usa 60% menos energia. A troca representará uma redução de quase 70 quilos por ano na emissão de gás carbônico, além de significar uma conta de luz mais baixa.

Dirija menos

Caminhadas, bicicletas, transporte solidário (fazer rodízios de carros, caronas) ou a utilização de veículos de transporte de massa mais freqüentemente geram uma economia de cerca de 1 quilo de dióxido de carbono para cada 4 quilômetros que você não dirigir.

Plante uma árvore

Uma simples árvore absorverá cerca de uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida. Plantando uma árvore, você está ajudando a preservar a vida em nosso planeta.

Recicle mais

Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. Reciclando metade do lixo produzido em casa no período de um ano, podemos reduzir nossa emissão de gás carbônico em mais de 1 tonelada.

Utilize papel reciclado

Além de gastar menos energia para se fabricar papel reciclado, previne o desmatamento das florestas.

Evite produtos com muitas embalagens

Você pode economizar mais de meia tonelada de dióxido de carbono se você reduzir seu lixo em 10%.

Reutilize produtos e embalagens

Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

Não jogue óleo de fritura na pia

Não jogue óleo de cozinha na pia ou no ralo. Apenas 1 litro de óleo contamina mais de 1 milhão de litros de água.

Feche bem as torneiras

Você pode não acreditar, mas apenas os “pingos” da torneira representam um bom aumento no seu consumo de água, fazendo com que sua conta seja mais alta.

Tome banhos mais rápidos

Um banho com dois minutos a menos por dia significa uma economia de até 500 litros de água por mês, o que representa uma diminuição nas suas contas de luz e de água.

Use menos água quente

Gasta-se muitas energia para aquecer a água. Use menos água quente instalando um chuveiro de baixo fluxo de água e lavando suas roupas em água fria.

Diminua o consumo de gás de cozinha

Cubra as panelas quando cozinhar. Uma panela descoberta leva muito mais tempo para cozinhas os alimentos, consumindo muito mais gás.

Desligue seus aparelhos eletrônicos

Não deixe aparelhos eletrônicos em standby. Quando não estiverem em uso, desligue-os. A economia de energia será bastante expressiva.

Acumule roupas para lavar e passar

Use a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia. Deixe para ligar o ferro de passar apenas quando tiver acumulado um grande número de peças para passar.

Evite usar sacolinhas

Reutilize sua bolsa de supermercado, mesmo que ela seja descartável.

Consuma mais produtos orgânicos

Compre o máximo possível de comida orgânica. O solo do cultivo orgânico captura e guarda mais gás carbônico do que o solo da agricultura convencional, que também utiliza-se de muitos defensivos agrícolas que são poluentes.

Evite comprar congelados

Compre comida fresca ao invés de comida congelada. A produção da comida congelada consome 10 vezes mais energia.

Reflita sobre seus valores

Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Avalie os impactos de seu consumo

Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

Consuma apenas o necessário

Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. Procure escolher produtos que usem menos energia elétrica e que poluam menos.

Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas

Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Divulgue o consumo consciente

Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Cobre dos políticos

Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática da preservação do meio ambiente.