A limpeza da casa não é somente uma questão de estética, mas também de saúde. Uma casa bem limpa e organizada fica mais segura contra o aparecimento e proliferação de microrganismos causadores de doenças. Para deixar o lar impecável, veja truques de limpeza que vão te ajudar a deixar tudo brilhando, rápido e sem muito esforço!

Pano de prato sem bactérias

Panos de pratos costumam abrigar uma grande quantidade de fungos e bactérias. Para deixar o pano de prato limpo e livre de contaminações, ferva a peça por 10 minutos em panela com água, um pouco de detergente e vinagre. Depois de ferver, desligue o fogo e mantenha o pano lá dentro até a água esfriar. Após o processo, lave normalmente o pano com sabão de pó e, se ele apresentar manchas de gordura ou comida, use um produto tira-manchas com ação bactericida.

Ventilador portátil

Os modelos mais novos permitem que você retire a grade da frente para efetuar a limpeza. O ideal é que ela seja feita com um pano umedecido em uma mistura de água e detergente, numa proporção de 5 gotas do produto para 500 ml de água. Lembre-se de, antes da faxina, verificar se o objeto está desligado da tomada para evitar acidentes.

Remover gorduras difíceis microondas

Para retirar as gorduras mais difíceis, que ficam grudadas no interior do eletrodoméstico por muito tempo, encha um recipiente de vidro com, aproximadamente, 500 ml de água. Coloque-o dentro do micro-ondas e programe um aquecimento de cinco minutos. O vapor da água vai ajudar a soltar e amolecer a sujeira, facilitando a higienização.
Use água e sabão de coco para remover as sujeiras e o cheiro ruim do micro-ondas. Por fora, use apenas um pano úmido com duas gotas de detergente.

Como tirar mau cheiro do micro-ondas

Bicarbonato de sódio: Misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma única colher de água, e espalhe no interior da peça. Além de remover o mau cheiro, o bicarbonato limpa e afasta as bactérias.

Limão: Coloque um limão picado em rodelas em um recipiente de vidro e acrescente um copo d’água. Deixe a mistura aquecer por cinco minutos e, quando o procedimento acabar, o micro-ondas estará com um delicioso cheirinho de limão.

Como limpar o box

Para retirar as manchas do box e deixar o vidro limpinho, comece limpando toda superfície com uma bucha macia, detergente neutro e água quente. Limpe por dentro e por fora e, se as manchas persistirem, use um produto um pouco mais abrasivo, como removedor.

Como limpar vidros

Para deixar os vidros tinindo, amasse duas folhas de jornal e esfregue com força sobre a superfície. Se as manchas persistirem, umedeça o papel em um pouco de álcool e repita o procedimento. Outro truque caseiro para eliminar manchas é usar vinagre para a limpeza das janelas.

 

E você? Tem algum truque de limpeza que costuma praticar?
Conta pra gente! :)

 

 Acompanhe a SJ no Twitter e no Facebook