Deixar a casa organizada não é uma das tarefas mais fáceis do dia a dia… mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças!

Veja algumas dicas para colocar em prática e manter seu lar sempre com tudo em ordem!

Organização: para ganhar tempo e evitar que a bagunça se instale, sempre coloque no lugar aquilo que foi usado. Conte com a ajuda da família para fazer dessa atitude um hábito! Uma das principais causas da bagunça é a falta de locais apropriados para armazenar cada coisa. Para isso, não economize em caixas e gavetas: um lugar específico para cada item facilitará na hora de se organizar.

Sujou! Evite manchas: para limpeza de pisos de mármore e porcelanato, polvilhe sal fino sobre a sujeira e aplique água oxigenada na proporção para cobri-la, formando uma pasta. Em seguida, retire-a com auxílio de uma toalha de papel. Para limpar os pisos de madeira, use uma solução de 200 ml de água e 10 gotinhas de alvejante para uma mancha de cinco centímetros de diâmetro. Aplique cera após o local estar seco. Para higienizar o tapete, primeiro retire o excesso do líquido derramado com uma toalha de papel. Depois limpe com uma solução de água morna e sabão em pó, aplicados com pano ou escova macia, delicadamente. Leve-o à lavanderia no dia seguinte.

Utensílios de cozinha “brilhando”: para deixar as panelas e o fogão bem limpos, substitua o detergente líquido pelo sabão em barra – aquele muito usado no “tempo das avós” e ainda comercializado em supermercados.

Cheiros desagradáveis: se os utensílios de cozinha estão com odor de alho ou cebola, o truque é passar cenoura ou batata crua nos talheres. Agora se o cheiro ruim está nas mãos, esfregue os dedos com um pouquinho de sal grosso. Para a geladeira o truque é colocar um pires com um pouco de fermento em pó para absorver os odores.

Potencializador do sabão em pó: acrescente três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para a medida habitual de sabão em pó. O produto ajuda a aumentar a eficiência do detergente para roupas.

Não adie a faxina: nunca deixe para depois a arrumação que pode fazer agora, porque certamente o serviço acumulará. Também determine sempre um horário para encerrar o expediente doméstico diário.

Se você quer passar bem uma camisa e deixar os punhos e gola engomados, passe ou borrife levemente sobre o tecido o produto para engomar (encontrado em supermercados), posicione um lenço ou pano branco sobre o local e passe devagar o ferro. O uso de um lenço ou pano evita que o tecido torne-se amarelecido pelo uso da goma. O processo serve também para fazer a vira do lençol.

Para a limpeza de espelhos, passe um pedaço de jornal, sem muita pressão, para não riscar. A peça ficará brilhando!

Roupa macia: como um substituto para o amaciante, coloque na água de enxague das roupas cerca de 200 ml de vinagre para uma máquina com capacidade para oito quilos. O vinagre deixa a roupa macia e não interfere no cheiro do sabão em pó que foi utilizado.

Gerência doméstica: faça listas com a frequência das tarefas de limpeza e arrumação. Essas listas podem ser montadas no computador, com programa de agenda para avisá-la do “check list”.

E não esqueça: A manutenção é tão importante quanto a organização.
Ao menos uma vez por mês, volte ao passo inicial e retome a faxina. Com o hábito, o tempo necessário tende a diminuir e a casa sempre estará arrumada. ;)