No contrato de locação, uma das cláusulas mais importantes é a que aponta que o inquilino deve devolver o imóvel alugado nas mesmas condições que o recebeu. No primeiro laudo de vistoria, o locatário e o proprietário devem listar igualmente todas as condições de conservação do imóvel, para que sejam conferidas na devolução. Confira no post de hoje sete itens importantes para analisar no dia marcado para a vistoria do imóvel.

7-itens-vistoria-imovel-sj-fortaleza-01

Na entrega das chaves, todas as áreas do apartamento devem estar do mesmo jeito que eram quando o contrato foi assinado. A pintura deverá ser refeita com a mesma cor, o carpete também deverá passar por uma limpeza (ou substituição) e qualquer dano ou desgaste que já havia no imóvel deverá ser reparado.

Quando o inquilino e o proprietário vão se preparar para a entrega das chaves e fechar o contrato de locação, é preciso que fiquem atentos a sete itens fundamentais na vistoria do imóvel. São eles:

1. Pintura: especifique com que cor e tipo de tinta as paredes, o teto, as portas e as janelas do imóvel estão pintados e qual o estado de conservação da pintura.
2. Fechaduras e trincos: identifique quais são as condições de preservação e funcionamento de todos os trincos e fechaduras da casa.
7-itens-vistoria-imovel-sj-fortaleza-023. Estrutura Hidráulica: abra cada uma das torneiras da casa e cheque o escoamento em todos os pontos de água do imóvel.
4. Pisos, azulejos e revestimentos: especifique qual é o tipo de piso e de revestimento de todos os cômodos e qual seu estado de conservação. Faça o mesmo procedimento nas áreas molhadas onde houver azulejos nas paredes.
5. Estrutura elétrica: acenda as luzes, teste as tomadas e cheque o quadro de luz para documentar o funcionamento da rede elétrica.
6. Vidros: confira o estado dos vidros das janelas, se elas estão abrindo e fechando normalmente e se há algum trinco ou rachadura.
7. Mobília: caso haja algum móvel como armário, estante ou gabinete, insira no laudo o seu estado de conservação, assim como o funcionamento de puxadores e dobradiças das portas dos armários etc.

Para aumentar a segurança de ambas as partes na hora de fechar o contrato, tanto o inquilino quanto o proprietário podem incluir fotos e vídeos. Assim, os dois terão uma garantia extra do atestado do estado do imóvel.

Caso o inquilino encontre algum problema estrutural após a vistoria, como um entupimento ou infiltração, que não pôde ser identificado na primeira avaliação, a responsabilidade do conserto é do proprietário.

Os laudos de vistoria dos imóveis administrados pela SJ são realizados por profissionais capacitados e equipamentos modernos. A primeira vistoria é realizada quando o imóvel é captado, e a segunda é feita quando o inquilino vai desocupar o imóvel. As duas são agendadas no dia e horário mais convenientes para os clientes.

7-itens-vistoria-imovel-sj-fortaleza-03

Para mais notícias sobre aluguel de imóveis, vistoria e informações sobre locação, siga a SJ Administração de Imóveis no Twitter e no Facebook.

Fonte: Exame