Postamos mensalmente em nosso site e em nossas redes uma atualização de alguns índices do mercado imobiliário, que são o IGP-M, INPC, IPC-M e IPC. Hoje iremos trazer uma breve explicação sobre cada um deles e como interferem no seu bolso!

indices-igpm-inpc-ipc-ipcm-sj-aluguel-imoveis-01

» IGP-M

Este é o Índice Geral de Preços de Mercado. Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas – FVG, tenta refletir as variações mensais dos preços, pesquisados entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte. Ele registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais, como o valor dos contratos de aluguel.

» INPC

indices-igpm-inpc-ipc-ipcm-sj-aluguel-imoveis-02Calculado pelo IBGE, é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Tem o objetivo de oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando o aumento do custo de vida da população. Abrange as famílias com rendimentos mensais de 1 a 6 salários, moradoras das principais regiões metropolitanas no país. É utilizado para negociação de reajustes salariais.

» IPC

O Índice de Preços ao Consumidor mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços que compõem as despesas habituais de famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos. As sete classes de despesa são: Alimentação; Habitação; Vestuário; Saúde e Cuidados Pessoais; Educação; Leitura e Recreação; Transportes e Despesas Diversas. O IPC serve como um índice de referência para avaliação do poder de compra do consumidor.

» IPC-M

É o Índice de Preços ao Consumidor – Mercado e faz parte do cálculo do IGP-M. Sua medição é feita de maneira semelhante e é calculado mensalmente nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo. Os preços pesquisados abragem famílias com rendimento mensal de até 33 salários mínimos. Serve para indexar os valores das despesas da população.

Acompanhe mensalmente as variações desses índices em nossas redes: @sj_digital e SJAdmdeImoveis. Para qualquer dúvida, estamos à sua disposição em nossos canais de atendimento: Chat | Central de Atendimento | Agências SJ.

Fontes: 1 | 2 | 3