Vários motivos podem levar o inquilino a querer desocupar um imóvel: aumento da família, mudança de cidade, término do contrato, valor do aluguel, dentre outros. Seja qual for o motivo, a desocupação é um processo visto por muitos como trabalhoso, mas, na verdade, é bem tranquilo. Veja abaixo um passo a passo de como realizar esse procedimento na SJ da forma correta.

desocupacao-imovel-sj-aluguel-fortaleza-02

Passo 1

Comunicar à SJ sua intenção de desocupar o imóvel locado através do e-mail desocupacao@sj.com.br ou pelo fax (85) 3221.1212, com pelo menos 30 dias de antecedência (que vale somente para desocupação do imóvel cuja locação se encontra por prazo indeterminado, sob pena do pagamento da quantia correspondente a um mês de aluguel e encargos, conforme disposto no Art. 6º da Lei 8.245/91).

Passo 2

desocupacao-imovel-sj-aluguel-fortaleza-03Com prazo mínimo de 10 dias úteis antes da entrega do imóvel, uma vistoria deve ser agendada através de contato com a Central de Relacionamento pelo telefone (85) 3255.8899. Essa vistoria deverá ser realizada na presença do cliente e o imóvel precisa estar totalmente desocupado, limpo, pintado e sem identificação (no caso de imóveis comerciais), conforme a Cláusula Contratual – Restituição do Imóvel. Após aprovação do vistoriador, o inquilino entregará as chaves ao mesmo e, caso haja reparo a ser realizado, o aluguel e seus encargos serão cobrados até a aprovação da vistoria.

Passo 3

Após a aprovação da vistoria, é só entregar no drive-thru, enviar via e-mail ou fax, os seguintes documentos:

Quitação de luz paga até a última leitura emitida pela COELCE e cópia do Corte físico (CND – Certidão Negativa de Débitos);
– Cópia da Declaração de Quitação de Condomínio (para imóveis tipo: sala, apartamento ou loja) com o carimbo do condomínio e assinatura do síndico;
– Cópia do Corte físico e quitação de CAGECE (para imóveis tipo: loja, casa, galpão etc.), pago até a última leitura, com o “Protocolo de Solicitação de Serviços”, constando o corte de água e a suspensão do faturamento do esgoto da CAGECE até a competência do mês em vigência.

Algumas notas que você deve ter em mente:

– Lembre-se que, caso tenha sido concedido carência ou qualquer tipo de desconto para realização de reparos ou benfeitoria(s) no imóvel, serão cobrados no ato da
desocupação.
– Para os imóveis tipo casa, galpão, terreno ou prédio, a vistoria deverá ser realizada até às 14h, de segunda a sexta, para que haja tempo hábil para a vigilância.

desocupacao-imovel-sj-aluguel-fortaleza-04

Com facilidade e sem burocracia, valorizamos o tempo dos nossos clientes, e por isso somos especialistas em alugar mais. Conheça mais informações sobre aluguel de imóveis em nossos Guias do Inquilino, do Proprietário e do Fiador.

Fique de olho em nossas redes para notícias sobre locação de imóveis, lei do inquilinato e muito mais: @sj_digital e SJAdmdeImoveis.