Com as férias a todo vapor, é hora de ver quais são as precauções que você deve tomar antes de viajar.

Para que você possa aproveitar a sua viagem de férias tão sonhada e merecida, com todo o conforto e tranqüilidade que planejou, é preciso que você cuide de pequenos detalhes antes de sair de casa.

10 coisas para fazer em casa antes das férias e garantir sua segurança:

 

• Não fale da sua viagem para estranhos
Talvez um simples comentário com uma pessoa desconhecida pode ser a porta de entrada para uma grande dor de cabeça. O ideal é você comentar com algum vizinho ou amigo de confiança sobre a sua viagem, pois assim pode estabelecer contanto com ele durante o período que estiver ausente.

• Não dê sinais de que a casa está vazia
Procure não dar sinais de que a casa está vazia, se possível peça para alguém de confiança recolher as correspondências, o lixo acumulado no quintal e abrir um poucos as janelas. Além disso, uma boa sugestão é optar pela instalação de um timer que acenda as luzes somente no período noturno, para dar a idéia de que há pessoas dentro da casa.

• Evite deixar objetos de grande valor na casa
Não é recomendável deixar objetos de grande valor como quantias de dinheiro e jóias dentro da sua casa, mesmo que seja mantido dentro de um cofre. O ideal é guardar esses objetos no banco que são mais seguros.

• Reforce a segurança
Outra boa sugestão é reforçar a segurança da sua casa instalando trancas nas portas e janelas, porém, não é recomendável colocar cadeados nos portões, pois podem chamar a atenção e evidenciar que não há pessoas morando na casa. Para cuidar da parte externa da casa é aconselhável a instalação de alarmes, sempre avisando o guarda da sua rua ou algum vizinho de confiança sobre esse método de segurança caso haja um possível disparo.

• Desligue todos os aparelhos e registros
É muito importante não esquecer de desligar todos os eletrodomésticos da tomada, assim como fechar todos os registros de água, evitando possíveis imprevistos e economizando tanto energia, quanto água.

• Atenção especial para a válvula de gás
A válvula de gás deve ser fechada assim que os moradores saírem de casa e ligada somente quando a família retornar a casa, para que não haja possíveis acidentes.

• Não deixe acumular sujeira
Para evitar possíveis acúmulos de sujeira e com isso, a geração de bactérias, você deve limpar muito bem a sua casa antes de viajar, retirando todo o lixo, lavando as roupas e a louça suja. Com isso, além evitar a aparição de possíveis insetos, você ainda conserva a casa limpa e organizada ate você voltar.

• Alimentos perecíveis
Lembre-se de consumir ou remover todo o tipo de alimento perecível da sua geladeira para evitar possíveis mau cheiros e a chegada de roedores e insetos de todo o tipo.

• Regue as plantas
Uma grande preocupação das donas de casa é: como cuidar de suas queridas plantinhas durante a viagem? O ideal é regá-las e retirar todas as partes podres antes de viajar e durante o período em que estiver fora deixar que alguém de confiança cuide delas ou então, fazer uma espécie de regador automático para que elas seja regadas da forma certa e se mantenham saudáveis.

• Possíveis imprevistos
Possíveis imprevistos e emergências podem sempre ocorrer, por isso o ideal a fazer é deixar algum telefone e as chaves reserva da sua casa com algum amigo, parente ou vizinho de confiança.

 

Agora que você já sabe como deixar sua casa segura na sua ausência… boas férias! ;)