Andar a pé no Centro pode ser uma aventura pela história de Fortaleza. Hotéis, farmácias, bancos, praças e edifícios de tempos antigos contam versões que muitos livros não mostram.  A harmonia entre o antigo e o moderno desenha os contornos urbanos. No centro da cidade, o berço da história recente da Capital, é possível encontrar desde prédios recuperados e verdadeiras atualizações da história arquitetônica da cidade a imóveis que perderam tanto o valor econômico como cultural graças ao desgaste do tempo e desinteresse do poder público.

O prédio central dos Correios é um bom exemplo. Foi inaugurado em 1934 e ainda mantém uma excelente estrutura física e traços arquitetônicos de Art Decó.

O prédio do Colégio Imaculada Conceição, uma das mais antigas edificações do estado, com 143 anos, e um dos poucos representantes das construções do estilo gótico no Brasil. Outras construções irão iniciar seu processo de revitalização visando grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol em 2014. Como é o caso do antigo Edifício São Pedro, situado entre as Ruas Historiador Raimundo Girão, dos Ararius e Avenida Beira-Mar, que abrigou o Iracema Plaza décadas atrás. O prédio está em situação de abandono, tendo sua última reforma efetiva em 1980. O interesse em revitalizar o prédio foi para atender a necessidade de ampliar a rede hoteleira local para atender o grande fluxo turístico que virá atraído pela Copa.

Um dos metodos de revitalização estrutural mais eficaz é o RETROFIT. Para conhecer mais sobre a técnica, veja nosso post sobre o assunto: http://www.blogsj.com.br/?p=379

Caso deseje trocar ideias conosco, deixe seu comentário aqui ou escreva para o Twitter@sj_digital.

Tem Facebook? Então curta a página SJ Administração de Imóveis.