A arrumação e organização são necessidades bem diferentes na rotina do lar. Preparamos 10 regras básicas que devem ser seguidas para deixar a casa organizada.
1. Saiba a diferença entre arrumação e organização
Uma casa arrumada não é uma casa organizada. A organização segue um método prático e busca por soluções permanentes para os problemas do lar! Pense assim: a casa está bonita por fora, mas aquela bagunça dentro dos armários? Isso está errado.
2. Saiba suas prioridades antes de organizar
Analise seu lar e faça uma lista de tarefas pensando no que você precisa para que ele se mantenha organizado. Reflita sobre as necessidades de cada ambiente e das pessoas que dividem o teto com você, da quantidade de armários e gavetas da casa entre outros detalhes que ache importantes, encontrando uma maneira lógica de lidar com a bagunça.
3. Cada objeto em seu lugar
Uma regra tão simples, mas que é frequentemente deixada de lado: pegou um objeto? Coloque-o de volta no lugar assim que terminar de usá-lo!
4. Organize os objetos por ambiente
Faz mais que sentindo deixar os objetos nos ambientes em que eles são usados: você economiza andanças pela casa e não corre o risco de pegar algo em um lugar e deixá-lo em outro por preguiça!
5. Arranje espaço extra para guardar seus pertences
Ter uma prateleira sem uso no closet é uma das coisas mais úteis em uma casa, por exemplo! Assim, ao comprar algo novo, você não precisa realocar todos os pertences para conseguir guardá-lo.
6. Tenha um cesto de bugigangas
O cesto será usado apenas enquanto você estiver organizando a casa! Se você está em um ambiente e encontra vários objetos que não deveriam estar ali, coloque-os no cesto e continue focado no espaço em questão. Só depois de terminar a organização do ambiente, você irá separar os itens do cesto e devolvê-los para onde pertencem.
7. Deixe os objetos do dia a dia perto da porta
Um mancebo, porta-chaves ou gancho de parede é essencial na organização. Ter algo para deixar o casaco e a bolsa perto da porta principal não só deixará os objetos em fácil acesso, como também impedirá um terrível hábito: jogá-los no sofá ou mesa mais próxima.
8. Tenha apenas o que lhe é útil
O melhor amigo da organização é o desapego! Quem acumula muitos pertences, uma hora acaba sem lugar para colocá-los ou não arranja tempo suficiente para organizar tudo.
9. Não guarde papeis e revistas velhas
Não vale a pena guardar pilhas e pilhas de revistas pela casa, somando páginas que nunca são relidas. Recicle!
10. Aproveite o espaço ao máximo
Aprenda a aproveitar os espaços inusitados: coloque tábuas de corte nas portas do armário ou instale divisórias nas gavetas, por exemplo. Use sua criatividade!
Fonte: Revista Casa Claudia