Os museus em Fortaleza também têm crescido e aparecido cada vez mais, atraindo visitantes de todas as partes do Ceará e do mundo, sabia?

A ONU lembra em 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, e destaca a importância desses espaços na promoção do diálogo e do desenvolvimento cultural.

O Dia Internacional dos Museus foi estabelecido em 1977 com a adoção de uma resolução da Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Museus em Moscou, na Rússia, para criar um evento anual “com o objetivo de avançar na unificação de aspirações criativas e no esforço de atrair a atenção do público para sua atividade”. Neste dia, os museus participantes organizam eventos e atividades relacionadas ao assunto.

O tema de 2016, “Museus e Paisagens Culturais”, une natureza e história. Tem por objetivo reconhecer que os indivíduos e as comunidades não são os únicos responsáveis por proteger e melhorar as paisagens culturais. Essa tarefa também é dos museus, em seu papel de guardiões do legado material e imaterial de tais territórios.

Esse espaço de cultura também têm crescido e aparecido cada vez mais, atraindo visitantes de todas as partes do Ceará e do mundo, sabia? Confira 10 museus em Fortaleza para conhecer!

 

1- Museu da Imagem e Som (MIS)

O Museu da Imagem e do Som do Ceará, vinculado à Secretaria da Cultura, é responsável, desde sua fundação pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado. Inaugurado em 1980 e instalado no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Após alguns anos, deixa o antigo Departamento de Patrimônio de Bibliografia, passando a pertencer ao Departamento de Audiovisual. Neste processo, teve seu acervo ampliado ao receber equipamentos e documentos do Centro de Referência Cultural (CERES), além de uma coleção de filmes da TV Educativa.

Além da arquitetura sóbria e harmoniosa, com jardins e flores, a casa conta com a proteção de dois leões de porcelana vindos da cidade do Porto (Portugal). Datadas do início do século XX, estas peças são a marca registrada deste prédio histórico que hoje abriga o MIS-CE.

Endereço: Av. Barão de Studart, 410, Meireles
Visitação: Segunda a sexta, de 8h às 17h
Acesso Gratuito
Contato: (85) 3101-1207

 

2- Museu do Ceará
Esta é a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada em 1932. Em seu acervo estão mais de 13 mil peças relacionadas à história do Ceará, com itens como a bengala, batina e chapéu que pertenceram ao Padre Cícero, a primeira planta da cidade, punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião e artigos que relembram a trajetória dos povos indígenas, escravidão e abolição negra e religiosidade, entre outros aspectos da cultura da região.
Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro
Visitação: de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas.
Acesso gratuito.
Contatos:(85) 3101.2610 – 3101.2611

 

3- Museu Mini Siará
Se o nosso Ceará já é lindo e cheio de monumentos incríveis, imagina poder conferir isso tudo de pertinho, de forma divertida e lúdica? Esta é a proposta por trás do Museu de Miniaturas do Ceará. O Museu Siará em miniatura (escrito com S mesmo, como antigamente) é uma proposta de apresentar o Ceará antigo dos casarões do século XIX, e tudo em miniatura! No acervo do Museu, as peças em tamanho reduzido apresenta os principais equipamentos do estado, como a Catedral da Sé, o Museu Sacro de Aquiraz e até os prédios da Fortaleza dabelle époque! O espaço conta com mais de 1.500 peças em miniatura, construídas pela artesã Eliete Dantas, impressionando pela riqueza de detalhes. Por ser tão ilustrativo e divertido, o local é ideal para levar crianças de todas as idades! Atenção: O museu Mini Siará é aberto ao público, mas é preciso agendar.
Endereço: Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão
Visitação: segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 17h. Fins de semana: visitas agendadas.
Acesso: R$ 12,00 (preço único). Acesso gratuito para escolas públicas.
Contato: (85) 8854 1855 / 8622 2804

 


4- Museu da Indústria
A indústria também tem lugar garantido na programação cultural de Fortaleza! Localizado no mais importante corredor Histórico da nossa capital, no Centro de Fortaleza, com vista para o Passeio Público, o Museu da Indústria tem como proposta valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense em um espaço igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.
A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, dedicados a valorização da história fabril do Ceará, harmonizando tecnologia e artefatos históricos da industrialização. Ah! E a visitação é gratuita.

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 142 – Centro (Em frente ao Passeio Público)
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 19h.
Agendamento: 85 3201.3901

 

5- Museu do Castelão
Se você curte saber mais sobre a História do nosso futebol, o Museu do Castelão é a pedida mais que certa! Localizado dentro da Arena Castelão, o Espaço Cultural Etevaldo Nogueira, chamado de Museu do Castelão, é um espaço dedicado à memória do futebol cearense. Quem visitar o museu, vai poder conferir de perto troféus, fotos, camisas, vídeos e outros recursos que contam de maneira gráfica e informativa a história do nosso futebol. Além do acervo, o equipamento permite também uma visão privilegiada do campo. Vale demais a visita!
Endereço: Arena Castelão (acesso pela portaria localizada na Av. Paulino Rocha)
Visitação: De terça a quarta e de sexta a domingo, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Na quinta-feira o espaço é reservado para o acesso gratuito a turmas de alunos da rede pública de ensino.
Agendamento: 85 3264.8134

 

 

6- Museu do Humor Cearense
Quer saber mais sobre a cultura cearense e ainda dar boas risadas com toda a família? Então não deixe de conhecer O Museu do Humor Cearense! O museu é um espaço idealizado pelos irmãos Chico Soares e Jader Soares (o Zebrinha) e que conta o motivo do Ceará ser conhecido como a terra do humor e resgata a trajetória de grandes humoristas. Tem em seu acervo mais de dois mil livros específicos de humor, além de peças doadas por artistas como Chico Anysio, Tom Cavalcante e outros humoristas. Conta ainda com a sala dos troféus, sala de vídeo e a sala Cine Holliúdy, além da Budega do Riso.
Endereço: Avenida da Universidade, 2175 – Benfica
Visitação de segunda a sexta, de 13h às 19h
Acesso: 10,00 (inteira)/ 5,00 (meia)
Contato: 3252-3741

 

7- Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC)
O tradicional Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga, além de cinema, planetário, cafés e outras programações, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) que, além de reunir mais de 600 obras de artistas locais, nacionais e internacionais, também é responsável pelo acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará. O espaço também recebe diariamente inúmeras exposições de temas diversificados e áreas diferentes como pintura, fotografia, xilogravura, entre outros. Ao planejar sua visita, lembre de ir com tempo de sobra para caminhar pelo acervo, além de curtir o pôr do sol, aproveitando a belíssima arquitetura e vista do Centro Dragão do mar. Fica a dica!
Endereço: Rua Dragão do Mar , 81 , Centro, Fortaleza
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30); Sábado, domingo e feriado, das 14h às 21h (acesso até às 20h30).
Acesso Gratuito
Contato: (85) 3488-8600

 

8 – Museu do Automóvel de Fortaleza
Criado em 1981, o Museu do Automóvel reúne carros das décadas de 1910 a 1970, uma verdadeira viagem no tempo.O museu é mantido pelo Veteran Car Club do Ceará e é filiado a Federação Brasileira de Veículos Antigos e seu acervo é composto dos carros dos filiados ao clube que conta atual com 57 veículos. São automóveis nacionais, americanos e europeus fabricados entre os anos 1910 e 1970. O automóvel mais antigo é um Ford T, de 1917. Indica-se fazer o passeio com o guia, que conta a história dos carros. Fica localizado no bairro Guararapes (ver mapa abaixo) e há uma taxa para visitação.
Endereço: Avenida Desembargador Manoel de Sales Andrade, 70 – Guararapes
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Agendamento: 85 3273.3129
Contato: (85) 3273-3129
Acesso: R$ 8,00

9 – Museu da Cachaça
O Museu da Cachaça está situado fora da cidade de Fortaleza, em Maranguape – Região Metropolitana de Fortaleza, e merece destaque por diversos motivos. Funcionando em um casarão típico do século 19, o museu reúne a história da aguardente no Brasil em cada detalhe conservado ou nos recursos audiovisuais. No acervo, são encontrados mapas, documentos, fotos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas, tonéis de bálsamo, dentre outros. Em meio à paisagem serrana, o Museu da Cachaça guarda curiosidades, como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros (registrado no Guinness Book) e dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda, sendo uma homenagem à participação dos escravos na saga da cana-de-açúcar.
A cozinha do casarão guarda ainda utensílios originais, como o fogão a lenha com fumaça. Já um canavial, localizado no centro do Museu e com iluminação natural, faz a ligação entre a história contada em documentos, maquetes e cenários com personagens animados e a produção artesanal da cachaça do século passado. O estabelecimento ainda conta com uma série de opções de lazer ao ar livre: passeios de charrete (da década de 30), jardineira e pedalinhos no lago cercado de verde, próximo ao casarão.

 

10- Museu Arthur Ramos (Casa de José de Alencar)
Situada no bairro de Messejana, em Fortaleza, a Casa de José de Alencar não é só um mergulho nas obras e vida do escritor cearense, mas também uma incursão na arte e na cultura do estado. Foi lá que nasceu José de Alencar, em 1829. Construído no século 18, o local tem, além da simples casinha que mantêm seu desenho original, uma biblioteca, a pinacoteca, um restaurante, ruínas históricas e museus. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1968, a casa é um retorno à infância e histórias de José de Alencar. O lugar recebe visitas de segunda a sábado.
Endereço: Av. Washington Soares s/n – Messejana
Visitação: Segunda a Sexta: 08:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:30 h
Acesso Gratuito
Contato: (085) 3229-1898

 

 

Fonte: No Pátio