SJ Administração de Imóveis lançou uma campanha para realçar os benefícios do ciclismo.

Os clientes que visitarem a SJ de bicicleta, utilizando o capacete, receberão uma squeeze e o “Guia Pedal Seguro“, uma cartilha com instruções e dicas de como pedalar de forma segura nas grandes cidades.

guia pedal seguro - sj imoveis
Clique na imagem e confira nosso guia. 

 

A ação faz parte do programa GUEST, que tem como pilares a responsabilidade social, a sustentabilidade e a realização humana.  “A SJ se preocupa cada vez mais em colaborar com a nossa cidade e, dessa vez, nosso foco é a prática saudável do ciclismo, que promove a saúde e aponta os cuidados para andar de bicicleta na vias urbanas. Com a correria do cotidiano, devemos ter sempre cuidado ao transitar pelas ruas e avenidas e nossa cartilha dá esse direcionamento aos visitantes”, afirma Lidia Hiluy Vieira, diretora comercial da SJ.


Veja nossas dicas para pedalar com segurança:

1. Proteja sua cabeça: Use capacete. Nunca pedale sem usar o capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%. Escolha um capacete que se ajuste corretamente ao seu tamanho de cabeça.

2. Seja visto: Use luzes e refletivos (principalmente à noite) e tente se comunicar visualmente com os condutores. Procure usar roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras.

3. Conheça seu caminho: Prefira ruas tranquilas e redobre a atenção caso necessite passar por uma avenida ou por um caminho que não conhece. Experimente e descubra o seu caminho antes de torná-lo parte da sua rotina.

4. Ocupe a faixa: Não pedale na sarjeta ou muito próximo à guia. Ocupe ⅓ ou ½ faixa. Isso facilita a visão do motorista e ainda permite que você tenha uma margem de manobra em caso de buracos ou grades de escoamento de água. Dê passagem aos demais veículos quando for possível, sinalizando com as mãos a sua intenção ou pedindo que o motorista aguarde.Obedeça as leis de trânsito: Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas.

5. Não ande na contramão: Você atrapalha outros ciclistas e pode surpreender motoristas e pedestres, colocando a sua vida ou a de outra pessoa em risco.

6. Cuidado com portas abrindo: Não pedale muito perto de carros estacionados. Motoristas costumam não olhar para trás ao abrir a porta do veículo.

7. Evite andar na calçada: Muitas vezes as ruas parecem e são realmente perigosas. Caso não se sinta à vontade para andar junto com os outros veículos e precise ir pela calçada, respeite e dê total preferência ao pedestre ou siga desmontado da bicicleta.

8. Dê preferência absoluta aos pedestres: Respeite a faixa e espere o pedestre concluir a travessia antes de avançar. Mesmo em faixas não-semaforizadas, a preferência é sempre do pedestre.

9. Estabeleça comunicação: Enquanto estiver pedalando, procure sempre manter contato visual com os motoristas e utilize as mãos para sinalizar as suas conversões ou mudanças de faixa.

10. Seja o trânsito: Bicicleta na rua é um veículo e você deve encará-la como tal. Não precisa competir com os carros, basta antecipar-se às reações dos demais condutores e ser prudente. O fluxo é algo bastante previsível para um ciclista atento, especialmente em caminhos conhecidos.

11. Descubra a melhor bicicleta para você e cuide bem dela: Realizar a manutenção da bicicleta e contar com um veículo de qualidade e regulado também ajuda a evitar acidentes, além de melhorar a sua experiência nas ruas.

12. Vá com calma: Andar de bicicleta no trânsito de uma cidade grande exige mais do que ter força e resistência para girar os pedais. Conheça o caminho, os limites do seu corpo e a dinâmica do trânsito antes de achar que vai conseguir ir para o trabalho todos os dias de bicicleta.

 

SJ Administração de Imóveis nas redes: Twitter | Facebook