Uma atividade caseira muito boa de se exercitar é a de receber convidados. Por as novidades em dia, jogar conversa fora e compartilhar boas risadas em um ambiente agradável demanda certa organização e flexibilidade. Para que suas reuniões sejam sempre um sucesso, compartilhamos hoje algumas dicas básicas para os interessados em recepcionar os amigos em casa.

arte-de-receber-amigos-casa-sj-imoveis-01

 

Convite

Convide por telefone ou pessoalmente, é de bom gosto chamar com antecedência para que a pessoa possa se programar. Não é interessante chamar por email, pois apesar da tecnologia servir para tornar a comunicação mais ágil, algumas vezes, ela nos decepciona com imprevistos e o convidado acaba sem receber o convite.

arte-de-receber-amigos-casa-sj-imoveis-02Nunca convide mais pessoas do que seu espaço comportar. Isso pode gerar um mal estar de fluxo de pessoas nos espaços de convivência.

E se você foi convidado, é recomendável levar um presente para o anfitrião. Não precisa ser algo oneroso, mas que seja um pequeno agrado, como chocolates, produtos gourmet ou flores.

Decoração

A casa deve ter espaços livres para acomodar os objetos dos convidados. Providencie apoios de copos e garrafas nas mesas laterais e nas mesas de centro. Flores pela casa ajudam a dar uma sensação de acolhimento nos convidados. Nunca comece a arrumar a casa antes de o último convidado ir embora.

Cardápio

É cada vez mais comum o número de pessoas que tem restrições alimentares ou que aderem alguma linha de vegetarianismo. Por isso, o ideal é antecipar o cardápio para os convidados e pensar em um cardápio amplo, que agrade a todos.

Para tornar o fluxo de consumo flexível ao ritmo de cada um, oriente os convidados para ficarem à vontade.

arte-de-receber-amigos-casa-sj-imoveis-03No início, ofereça aos convidados uma degustação das bebidas e aperitivos. Nunca espere mais de uma hora após a chegada do primeiro convidado para servir o almoço ou o jantar. Se ainda faltar alguém, é essa pessoa quem está errada. Para o cafezinho, é recomendável servi-lo imediatamente após a sobremesa.

Se você foi o convidado da vez, retribua o convite! Chame seus amigos ou familiares para um almoço, jantar ou happy hour e vá aprendendo a recebê-los com atenção. Em breve, traremos mais dicas sobre a Arte de Receber aqui no blog, com detalhes sobre decoração, iluminação, trilha sonora e muito mais!

Para mais notícias sobre bem estar e programas caseiros, acompanhe a SJ nas redes Twitter e Facebook!

Com informações do Livro “Etiqueta sem frescura” por Claudia Matarazzo, Editora Melhoramentos.

Fonte: 1