Todo mundo sabe que precisamos preservar o meio ambiente, mas como podemos ser ecologicamente corretos na correria do dia-a-dia?

Dentro da nossa própria casa podemos adotar alguns hábitos junto com a família para ajudar a conservar o planeta.  Com algumas mudanças simples seu lar vai ficar mais ecológico, e ainda vai deixar seu bolso mais feliz com as economias. Veja algumas dicas.

 

Cuidado com o “pinga-pinga” da torneira. Ele pode gerar um desperdício de até 46 litros de água em um único dia.

Passe roupas de uma única vez. Usar o ferro com mais aparelhos eletrônicos ligados, pode causar sobrecarga na rede elétrica.

Aproveite o sol. E dê preferência pelas lâmpadas mais econômicas: Um estudo realizado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) revelou que as lâmpadas fluorescentes chegam a ser 79% mais econômicas e produzem 70% menos calor que as incandescentes.

– Mangueira não é vassoura. Ao invés de lavar sua calçada, varra. Se não tiver opção, reaproveite a água que já foi usada para lavar as roupas. O mesmo vale para a lavagem do seu carro.

– Escovar os dentes com a torneira aberta pode gastar até 25 litros de água. Se possível feche-a durante a escovação e só abra na hora que precisar.

De olho no chuveiro. Um banho demorado pode gastar até 180 litros de água.

– Vidro, papel, plástico e metal. Separe o lixo da sua casa e se possível mande para reciclagem.

Dê um fim apropriado para o óleo de cozinha. Um litro de óleo pode poluir até 10.000 litros de água. Armazene em uma garrafa pet, doe ou venda. Ele pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente e biodiesel.

Geladeira consome energia. Evite deixá-la aberta sem necessidade.

Leve a sua ecobag. Quando for fazer compras prefira as sacolas retornáveis, existem modelos lindos que além de ecológicas são um charme. :)

 

 

Acompanhe a SJ no Twitter e no Facebook