Opiniões diferem. Para alguns, eles são salvadores que conseguem resolver crises e problemas, para outros, são os chatos que só sabem cobrar. Mas o síndico é aquela pessoa que se dispõe a trabalhar em prol do bem coletivo. Não é nada fácil ser síndico, pois ele, ou ela, terá que administrar o capital de diversas pessoas, que possuem diferentes comportamentos e interesses, e trabalhar no que for o melhor para todos. Hoje, dia 30 de novembro, é comemorado o Dia do Síndico! Saiba mais sobre o dia a dia de quem se voluntaria para este cargo.

Dia do Síndico

Apesar de não ser necessariamente uma profissão, pois a maioria dos síndicos são aqueles moradores que já possuem outra ocupação, o síndico é encarregado, outorgado pela ata de assembléia, em defender o interesse da coletividade, promover a harmonia e, principalmente, garantir a integridade física da edificação, podendo chegar a responder cívil e criminalmente por isso.

Porém, existem empresas que disponibilizam ‘síndicos profissionais’, que são especialistas nas áreas que convém a um síndico desempenhar. Essa demanda existe porque, em muitos casos, os condôminos não entram em acordo sobre a nomeação de um representante (geralmente por não haver nenhum voluntário). Embora seja recomendado que o síndico seja um morador, por conhecer a realidade do prédio, é possível contratar o serviço de um profissional.

Dia do Síndico

Para amenizar possíveis transtornos e desentendimentos, confiram alguns pontos sobre o que um síndico pode ou não fazer:

– O síndico é responsável pela parte burocrática, administrativa e financeira do prédio (contas a pagar, contratação de pessoal, documentos…)
– O síndico deve sempre se pautar pela opinião coletiva, não devendo impor sua opinião ou a de terceiros.
– O síndico não pode usar de seu cargo para benefício pessoal ou de outros moradores.
– O síndico não pode se envolver questões de vizinhança que não sejam do interesse coletivo.
– O síndico precisa saber separar o papel de síndico do papel de morador.
– O síndico precisa ser imparcial e ético.

Dia do Síndico

A SJ admira a capacidade diplomática e administrativa dos síndicos. E acredita na sinergia entre moradores e síndicos, para que dessa forma seja feito o melhor para todos.

Visite nossas redes através do Facebook e Twitter e explore mais conteúdos do universo predial.