Organizar, planejar, aprimorar e construir. Estas são algumas das funções do arquiteto, cujo dia é comemorado hoje! Nesse Dia do Arquiteto, vamos refletir sobre a profissão, como ela é vista, seu dia a dia e qual o campo de estudo e de atuação do profissional.

Dia do Arquiteto - SJ

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo pelo Brasil capacitam profissionais que tem um vasto leque de atuação. O arquiteto é responsável por projetar construções comerciais, residenciais e industriais, sempre com o intuito de organizar o espaço de maneira harmoniosa e funcional, que não se restringe apenas aos aspectos estéticos da obra. Além disso, o profissional adequa a obra em critérios de acessibilidade, ventilação, iluminação, impacto ambiental no local em que será feita a construção, e muito mais. O grande leque de atividades que esse profissional pode  está expresso na Lei Federal 5194/1966 e na resolução 218/1973.

Já o urbanista trabalha criando bairros e cidades planejadas, pensando no bem estar da população que irá viver naquele determinado lugar. Outra de suas funções é criar soluções para espaços que não foram previamente arquitetados, onde, por exemplo, houve um grande crescimento da localidade. Assim, ele propõe melhorias urbanas nas estradas, nas calçadas, no saneamento e assim por diante.

Dia do Arquiteto - SJ

O Brasil é o  berço de muitos excelentes arquitetos. Como referência de profissionalismo e qualidade, não pode-se deixar de citar um dos maiores nomes da arquitetura do Brasil, e do Mundo, que conseguiu deixar, literalmente, sua marca: Oscar Niemeyer.

Niemeyer foi, e será por muitas gerações, referência em arquitetura. Suas obras estavam à frente da mentalidade da época em que foram concretizadas, o que mostrou a genialidade por trás da competência. Além de diversas outras construções fora do país, sua marca encontra-se em solo nacional através dos: Edifício Gustavo Capanema, Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Sede da Organização das Nações Unidas, Palácio da Alvorada, Congresso Nacional do Brasil, Catedral de Brasília, Sambódromo da Marquês de Sapucaí, Memorial da América Latina, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Dia do Arquiteto - SJ

A perda desse grande nome da arquitetura é sentida em todas as áreas das artes e engenharias, mostrando o valor de seu trabalho e abrindo portas para os que virão. Devido à sua importância para a área, cogita-se a mudança do Dia do Arquiteto para o dia 15 de novembro, dia do aniversário de Niemeyer.

Gostaríamos de homenagear todos os profissionais de arquitetura por sua importância e sua capacidade! Desejamos muita criatividade, muita inspiração e muito trabalho para que a área cresça cada vez mais próspera!

Dia do Arquiteto - SJ

Acompanhe nossas redes através do Facebook e Twitter para estar sempre atualizado sobre as novidades da arquitetura e urbanismo!