Tomar atitudes sustentáveis vem se tornando, cada vez mais, parte do nosso dia a dia. Medidas ecologicamente responsáveis podem fazer a diferença em sua casa, deixando-a mais adaptada à nova realidade ambiental e fazendo você economizar em algumas contas no fim do mês. Para começar, não é preciso conhecimento técnico ou prática no assunto, basta ter boa vontade!

casa-sustentavel-sj-aluguel-imoveis-fortaleza-01

Uma atitude simples, mas fundamental, é a coleta seletiva. Tanto a divisão básica entre lixo seco (materiais inorgânicos) e lixo úmido (material orgânico), ou a tradicional separação entre papel, metal, vidro e plástico, são importantes para ajudar a encaminhar cada material a seu centro de reciclagem correto.

casa-sustentavel-sj-aluguel-imoveis-fortaleza-02Para quem mora em casa, armazenar a água da chuva também é uma ótima maneira de ser sustentável e não requer o uso de mecanismos complexos. Apare a água em baldes e use-a para regar o jardim, lavar o carro ou dar banho no cachorro. Só tome cuidado para não deixar a água colhida parada, para não torná-la um foco de mosquitos da dengue.

Controle o seu consumo de energia e fique de olho para não esquecer luzes acesas ou eletrodomésticos ligados na tomada, evite o uso de chuveiros elétricos. Além de contribuir com o planeta, você verá uma diferença significativa em sua conta de energia.

Para ir um pouco além, procure aproveitar os benefícios naturais da sua casa, como a luz que entra pelas janelas e portas e o vento dos corredores. Em sua construção, dê preferência a materiais de baixo impacto ecológico, como pisos de borracha que drenam a água, madeiras de reflorestamento e telhas ecológicas.

Veja abaixo um infográfico com mais dicas interessantes para deixar sua casa mais sustentável:

Sugestões simples e que podem ser aplicadas em imóveis residenciais ou comerciais, com um grande impacto no planeta. Coloque-as em prática e contribua para uma sociedade mais ecologicamente ativa! Se você tiver mais dicas sustentáveis, compartilhe com a gente em nossas redes: @sj_digital e facebook.com/SJAdmdeImoveis.

Fonte: Blog Serlares e Site Abril.