Hand holding eco house icon concept

É chegada a época de final de ano e, com ela, a estação das compras de Natal. Por isso, vale a pena lembrar do conceito de “consumo consciente”, que se aplica a água, energia e alimentos, mas também podemos estender essa ideia ao consumo de outros bens. Você sabe o que é o consumo consciente e sabe como aplicá-lo ao seu dia a dia?


De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, “todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isto é o consumo consciente”.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um consumidor consciente:
1) Planeje suas compras – A impulsividade é inimiga do consumo. Quem planeja, compra menos e melhor.
2) Separe o seu lixo – Reciclar é uma maneira de contribuir para a economia dos recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
3) Avalie os impactos do que consome – Ao comprar, leve em conta danos que a fabricação e o uso do produto causam ao ambiente e à sociedade.
4) Consuma apenas o necessário – É possível viver com menos. Reflita sobre as suas reais necessidades.
5) Reutilize produtos e embalagens – Se você pode consertar, transformar e reutilizar, por que comprar outra vez?
6) Valorize a responsabilidade social das empresas – O valor de um produto vai além de seu preço e sua qualidade. Ele pode incluir a responsabilidade do fabricante com funcionários, sociedade e meio ambiente.
O princípio dos 3Rs também deve ser sempre evocado: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Todos devemos nos unir para tornar o mundo um melhor local para se viver. O que você está fazendo para mudar o mundo? Comente!

Veja mais informações sobre o consumo consciente: https://goo.gl/NU7v4