Estatua_de_Iracema_da_lagoa_da_Messejana

Messejana é um bairro localizado na parte sudoeste de Fortaleza. É bastante conhecida por fazer parte diretamente dos fatos históricos que envolvem o Ceará. Foi no Bairro que nasceu José de Alencar, escritor famoso da literatura brasileira.

A origem do bairro está relacionada ao processo de ocupação do Ceará, a partir do século 17. Nessa época, Messejana recebeu a visita dos padres Jesuítas Francisco Pinto e Luís Figueiras. A missão deles era catequizar os povos nativos para facilitar o relacionamento entre a cultura do “homem branco” e do índio.

Portanto, Messejana possui uma relação muito grande com a religião. Desde a época da catequização dos índios até hoje, com uma centenária igreja matriz. A Igreja Nossa Senhora da Conceição é um dos símbolos do bairro e foi Messejana, inicialmente, desenvolvida ao seu redor. A Paróquia já até recebeu presentes (coroa de prata e bandeira do divino espírito santo) de Portugal, terra de um dos fundadores, o Padre Francisco Pinto.

A principal atividade econômica do Bairro é a de comércio e de serviços. Com a feira de Messejana, o bairro ficou mais famoso economicamente. É no bairro que fica o Centro das Tapioqueiras e a casa onde nasceu José de Alencar. Outro símbolo do local é o Hospital de Messejana, referência nacional em cirurgias e transplantes do coração.

Mas, sem dúvidas, a maior referência do bairro, além de ser um cartão postal de Fortaleza, é a estátua de Iracema, principal personagem de José de Alencar. A estátua, localizada na Lagoa de Messejana, foi uma homenagem ao maior escritor cearense.

O primeiro nome de Messejana foi Aldeia Potigua e, depois, passou a ser São Sebastião de Paupina. Segundo José de Alencar, o nome Messejana tem origem indígina e significa “Lagoa ao abandono”.

O que você acha do Bairro Messejana? Conte suas experiências no bairro em um comentário!

Faça uma busca dos imóveis localizados no bairro Messejana aqui.

Caso deseje trocar ideias conosco, deixe seu comentário aqui ou escreva para o Twitter@sj_digital.

Tem Facebook? Então curta a página SJ Administração de Imóveis.