Em uma palavra? Pequena. Um apartamento de classe média terá só 40m² para cerca de 3,5 moradores (a taxa de fecundidade das mulheres estará na casa de 1,5 filhos). Esqueça sala de estar, de jantar, escritório… Teremos cozinha, banheiro, quartos e só uma sala, com múltiplas funções graças à convergência das tecnologias. As paredes serão móveis e o acabamento, bem diferente. “Para preservar a natureza, não teremos mais pedras de mármore ou pisos de madeira, por exemplo. Tudo vai ser sintético” diz Glorianna Davenport, do Massachusetts Institute of Technology (MIT.) em entrevista a revista Mundo Estranho.

A janelas serão incorporadas a sistemas de projeção e passarão a ter a função de telas e monitores, que podem projetar paisagens e ambientes de acordo com seu gosto no dia-a-dia. Os sitemas eletrônicos serão integrados com a estrutura da própria casa, facilitando o uso da energia elétrica (que terá como principal fonte a energia solar captada por telhados projetados) e da tramissão de dados, já que trabalha da própria casa será uma rotina mais comum.

Por dentro das casas, haverá estruturas móveis para que seja possivel modificar o espaço interno de acordo com determinadas ocasiões. Os banheiros irão incorporar as areas de serviços e agregar as atividades de limpeza da casa. De maneira geral, o conceito de conectividade e network será elevado ao máximo com a incorporação de tecnologias a atividades do dia-a-dia a estrutura de imóveis.

E você, como imagina sua casa daqui a 100 anos?

Fizemos essa pergunta nas nossas redes sociais e obtivemos respostas interessantes e bem-humoradas. Vamos dar uma olhada?

Eu sei que “meu” ele não deverá ser mais… Mas sabe-se lá, né… expectativa de vida anda aumentando… =)
.
se for em fortaleza, era bom a casa boiar…
.
bem mais práticos, facilitando a vida corrida das pessoas.
.
espero que mais bem divididos, com mais áreas verdes e umas iniciativas sustentáveis.
.
As casas terão tudo embutido e bem compacto,onde o cômodo que pela manhã é sala, a noite possa se transformar em quarto,tudo controlado por voz.Quero dormirrrr… lá vem minha cama saindo da parede ,já forradinha…
.

Assista a seguir a propaganda de uma empresa de construção argentina sobre o futuro das casas:

Caso deseje trocar ideias conosco, deixe seu comentário aqui ou escreva para o Twitter @sj_digital.

Tem Facebook? Então curta a página SJ Administração de Imóveis.