Ter um jardim em casa é muito bom para as pessoas ficarem em contato com a natureza, pois na cidade é comum ver somente carros barulhentos e poluição.

Para ter um lindo jardim, não é preciso uma casa grande. Até quem mora em apartamento vai poder ter o seu cantinho verde, basta optar por um jardim vertical. 

O jardim vertical pode ser feito na varanda, sala de estar, área de serviço, cozinha e diversos outros ambientes, o importante é que tenha luz solar direta ou indireta. Em paredes internas ou muros externos e os sistemas de irrigação mais usados são: a irrigação automatizada por gotejamento e irrigação manual, o sistema escolhido dependerá do tamanho do jardim.

Entre os métodos mais usados estão:

Blocos Pré-Moldados – Esses blocos podem ser encontrados em dois modelos, o bloco de concreto fundido que conta com jardineiras contínuas e blocos de concreto socado que trazem jardineiras em zigue-zague. Os dois modelos podem ser instalados rente a muros impermeabilizados ou até sem nenhum apoio.

 

Técnica Wall Green – Esse sistema é vendido em kits para montar através de encaixe, ele forma uma estrutura que pode receber até 18 plantas.

 

Técnica Pet – Essa técnica é mais simples, pois reutiliza garrafas pet, basta cortar um pedaço das garrafas, plantar uma muda dentro delas e empendurá-las com cordas de varal.

 

Faça você mesmo: Dicas para montar um  jardim vertical em casa.

Escolha uma parede para colocar o jardim.
Escolha se vai usar no seu jardim uma grade específica ou tijolos que devem ser colocados próximos a parede.
Entre as flores e plantas mais indicadas para um jardim vertical estão: samambaias, columéias, rendas-portuguesas, tostões, bromélias e orquídeas.
As flores e plantas podem ser colocadas direto na parede ou dentro de vasos.
Opte por plantas e flores que exijam poucos cuidados.
Se tiver vontade de usar material reciclado na confecção do seu jardim, a dica é usar garrafas pet, da seguinte forma: Corte a parte do meio da garrafa e plante as flores ou plantas e pendure próximo a parede.

Pronto! Não é difícil, basta ter força de vontade e seguir as dicas. Agora você já tem várias informações sobre essa tendência que são os Jardins Verticais.
Mãos à obra!

 

 

 Acompanhe a SJ no Twitter e no Facebook