A conta de luz no final do mês costuma ser o maior desequilíbrio nos orçamentos das famílias brasileiras. Para solucionar esta situação, é possível adotar algumas medidas para economizar na energia elétrica, que vão bem além de tirar os aparelhos da tomada ou desligar as lâmpadas. Confira no post!

economizar-energia-sj-imoveis-1

A sua economia pode começar na compra do eletrodoméstico correto. Ao escolher sua geladeira, freezer, televisão ou ar condicionado, procure pelos aparelhos que possuem o Selo Procel Inmetro de Desempenho. Esta é uma certificação que tem como objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos com os melhores níveis de eficiência energética.

economizar-energia-sj-imoveis-5

Quando for comprar sua TV, considere que as com tela de LCD consomem menos energia que as de Plasma. Em casa, evite dormir com a televisão ligada e procure desligá-la completamente da tomada quando ninguém estiver assistindo, e não só apertar o Power Off no controle remoto.

economizar-energia-sj-imoveis-2Ao utilizar o ferro elétrico, junte sempre a maior quantidade de roupas possível e passe-as todas de uma vez. Regule a temperatura do ferro, começando pelas roupas delicadas, depois as mais pesadas e, por último, desligue o ferro e aproveite o calor para passar roupas leves. Evite ligar o ferro quando estiver com vários outros aparelhos ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica.

Uma boa solução para usar menos as lâmpadas da casa é aproveitar bem a luz natural do sol e pintar a casa com cores claras, que refletem melhor a luz. Uma lâmpada fluorescente economiza até 80% mais que uma lâmpada incandescente, fornece uma iluminação melhor e dura 10 vezes mais que a lâmpada comum.

Depois de adquirir sua geladeira novinha, instale-a em um local bem ventilado, longe do fogão e de áreas expostas ao sol. Deixe um espaço de 15 cm entre cada área do aparelho e os armários ou paredes. Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes, nem forre as prateleiras. Por último, faça uma manutenção frequente da borracha de vedação da porta.

São atitudes simples de colocar em prática e que podem fazer uma boa diferença em sua conta de energia. Ponha estas dicas em ação, faça os cálculos no próximo mês e conte para nós o resultado em nosso Twitter ou Facebook!

economizar-energia-sj-imoveis-3

Com informações de: Revista Mulher Brasileira.