Antes de começar, o essencial: a casa precisa ser limpa todos os dias! Falando nisso, sua casa precisa respirar, viu?

Abra as janelas todos os dias, deixe o sol entrar e o ar circular. Agora vamos às dicas para deixar seu lar mais perfumado!

1. Balde de cravos

Gosta de cravos? Pois pegue um “baldinho” ou qualquer outra vasilha de vidro (fica mais bonito, mas pode ser de barro, etc) e coloque um monte de cravos (aqueles de mercado, que vêm em saquinhos). Isso por si só faz o cheiro exalar e deixar o ambiente cheiroso, mas claro que você pode potencializar, né? Pra isso você pode colocar todos os dias umas duas gotinhas da essência ou do óleo essencial de cravo no baldinho.

 

2. Arranjo de canela

Além de usar o óleo essencial e a essência, também pode usar o pau de canela grande, de 50 cm, 1 metro, e colocar em vasos de vidro pela casa, como se fosse um arranjo mesmo. Para potencializar o cheiro, coloca a essência ou o óleo essencial de canela.

 

3. Cozinha Cheirosa

Tão bom uma cozinha cheirosa, né? E é fácil! Pegue 15 ml de essência de baunilha (vende em mercado) e coloque em uma travessa pequena. Em seguida leve ao forno já quente (coloque na potência máxima) e deixe lá por 20 minutos, tempo suficiente pro cheiro se espalhar e deixar tudo perfumado e aconchegante (baunilha tem cheiro de aconchego!).

Dá pra fazer isso com chá de cravo ou de canela também.

 

4. Cheirinho de amaciante

Misturar em uma vasilha 30 ml de amaciante, 20 ml de álcool e 1 litro de água, e essa mistura é usada pra passar pano na casa. Pode-se usar o amaciante de erva doce, que é bem cheiroso, e isso além de deixar o chão limpinho, deixa tudo perfumado!

 

5. Essência

A essência (no aroma que você quiser) pode ser usada de várias formas pra perfumar o ambiente, e prometo fazer um post bemmm completo com os diversos usos delas, confira aqui 3 dicas:

Se tiver alguma planta artificial no banheiro, pingue todos os dias uma gotinha de essência nela. Aos poucos o cheiro vai “impregnando” e o banheiro fica bem perfumado. Ah, para banheiro a essência de limão, tangerina, laranja e alecrim é perfeita, mas é claro que você pode usar a que quiser.
Espalhe essência de lavanda (ou o óleo essencial) nas suas roupas de cama pra ajudar a relaxar e dormir melhor, além de deixar o quarto perfumado.
Quando for passar pano casa coloque na água (se não tiver desinfetante com cheiro) 10 gotinhas de essência, o que garante que o ambiente fique perfumado.

 

6. Cheiro de alfazema

Um truque antigo era enxaguar as roupas na “água de alfazema”, e elas ficavam muito cheirosas! É super simples: depois que enxaguar a roupa, despeje 20 ml de alfazema em uma bacia de água e coloque as roupas ali, deixando por 20 minutos. Depois é só colocar pra secar. Fica tudo com cheirinho de alfazema, é tão bom!

 

7. Temperos e frutas

Deixe a cozinha com um aroma cítrico delicioso, usando apenas frutas e temperos. Fatia um limão e uma laranja em rodelas, e coloque dentro de um vaso pequeno com água e álcool. Acrescente algumas folhas de alecrim e deixe o recipiente sobre a mesa, ou balcão. O resultado é uma cozinha perfumada e decorada.

 

Aromas para os cômodos da casa

Sala: para locais de maior circulação, evite aromas enjoativos. Escolha cheiros mais suaves e cítricos, como limão, erva-doce ou tangerina. O difusor elétrico é uma ótima opção para salas maiores e a vela aromatizadora em salas menores.

Quarto: para você relaxar e dormir tranquila, escolha o óleo essencial de lavanda. Aromas calmantes como o de laranja também são uma boa opção. Deixe um sachê próximo da cama, de preferência em cima de um criado-mudo.

Banheiro: utilize aromas que disfarçam odores desagradáveis e dão uma sensação de limpeza no ambiente. Você pode perfumar com o spray diariamente, porém como o perfume fica por pouco tempo no ar, coloque as varetas em cima da pia. Aromas como pinho, eucalipto, alecrim e tangerina são ótimos para esse ambiente.

Cozinha: para não deixar sua cozinha com cheiro de gordura, utilize aromas como laranja e limão, que são cítricos e adstringentes. Eles deixarão um ar sutil e agradável.

 

E você? Conta pra gente quais seus truques para deixar seu lar mais perfumado! :)