Decorar uma casa nova ou redecorar um ambiente que você já possui, não uma das tarefas mais fáceis, não é verdade? Mas a tecnologia está aí para nos ajudar!

Com aplicativos de Smartphones ou tablets, é possível ter uma ideia de como ficaria sua parede pintada de uma determinada cor, por exemplo, ou ainda qual tonalidade é a melhor escolha de acordo com as cores que já compõem aquele cômodo.
Há ainda programas que oferecem uma decoração virtual para “prever” o resultado final e até apps que servem para medir a nivelação de um quadro preso em sua parede!
As opções são muitas, então se liga nas dicas!

Homestyler Interior Design

Decorar uma casa exige não somente criatividade, mas também inspiração. Então, nada melhor do que abrir a nossa lista com o Homestyler Interior Design. Com ele, você tira uma foto do ambiente a ser decorado e pode adicionar modelos tridimensionais ali dentro, decorando sua casa virtualmente. Assim você tem uma ideia bem clara de quais móveis combinar, que tipo de tapete utilizar e muito mais. Para incrementar a experiência, o app oferece um bom fluxo de imagens, artigos e tutoriais bem interessantes para inspirar você.

Houzz Interior Design Ideas

A CNN definiu este aplicativo como “a Wikipédia do design de interior e exterior”. Isso quer dizer que o Houzz apresenta inúmeras formas de inspiração para quem quer decorar um ambiente, seja ele sua casa inteira ou apenas um cômodo. Aqui, você encontra mais de 6 milhões de fotos em alta resolução e, além de navegar pelas imagens, você pode salvar as favoritas em seu dispositivo para acessá-las posteriormente, inclusive offline. O app oferece dicas de produtos selecionados por especialistas e coloca você em contato com profissionais da sua região (apesar desta função não ser muito útil por aqui, pois não há lojas brasileiras).

MagicPlan

E se você conseguisse tirar as medidas de seus cômodos e montar uma planta virtual da sua casa apenas tirando fotos? Isso é possível com o MagicPlan. Não é preciso desenhar nada, nem usar uma trena convencional para descobrir a distância entre uma parede e outra. Também não será necessário arrastar os móveis do lugar: basta mirar a câmera e tirar fotografias. Você pode adicionar itens à sua planta digital, criada a partir das informações coletadas pelas imagens. Alguns recursos são limitados na versão gratuita, mas ainda assim é possível realizar inúmeras tarefas para uso doméstico, ou seja, não profissional.

Coral Visualizer

A fabricante de tintas Coral possui alguns aplicativos que ajudam você na hora de decorar sua casa. O mais completo deles é o Visualizar, que consiste em mirar a câmera do celular para uma parede e ver como ela ficaria pintada de outras cores. O app usa a realidade aumentada para você simular mudanças em seus ambientes, algo essencial para não errar na hora de escolher uma tinta. Além disso, você visualiza os dados exatos da cor e pode se dirigir a uma loja para adquiri-la, tudo prático e sem erro.

ColorSnap

Desenvolvido pela fabricante de tintas Sherwin Willians, este aplicativo tem como foco ajudar você na hora de escolher uma cor para pintar sua parede. Você tira uma foto e então ele indica cores que combinam com aquela imagem, permitindo a descoberta de novas tonalidades. Você ainda pode fazer pequenos ajustes de saturação, iluminação e contraste para chegar à cor ideal. Depois, é só ir até uma loja especializada para adquirir exatamente aquela tinta, com aquele tom, para dar uma nova vida às suas paredes.

Suvinil Cores

A Suvinil, também uma fabricante de tintas, oferece um aplicativo semelhante ao dos concorrentes. Você tira uma foto e descobre o nome da tinta referente àquela cor. Ou seja, quando você encontra a tonalidade certa, mas não sabe como pedir ao vendedor, basta usar o app. Também é possível visualizar dicas e tutoriais sobre como fazer efeitos decorativos e pintar melhor suas paredes, além de uma calculadora para você medir a quantidade de tinta necessária para evitar o desperdício.

Coral Projetos

Diferente do Coral Visualizar, o Coral Projetos tem uma pegada bem mais profissional. Ele é indicado para quem elabora projetos de decoração, mas pode ser bastante útil para “amadores” que querem pintar sua casa e redecorar seus ambientes. É possível escolher cores a partir de fotografias, capturar imagens pelo aplicativo a fim de tornar este processo ainda mais simples, realizar combinações de cores, organizar projetos em grupo e fazer anotações na tela.

iHandy Level

O iHandy Level é um medidor de nível para verificar rapidamente se uma superfície ou um quadro pendurado na parede estão nivelados. Basta abrir o aplicativo, posicionar o seu gadget sobre a superfície que terá sua nivelação medida e aguardar alguns instantes para ver se está tudo certo.

Photo Measures Lite

Um problema recorrente de quem está mobiliando um cômodo da casa é se determinados móveis irão caber ou não no ambiente e na posição que você deseja. Esse aplicativo te auxilia a guardar asa medidas dos ambientes. Você precisa tirar uma foto do ambiente e anote as medidas de todos os cantos, inclusive prateleiras, janelas e portas. Quando você for na loja, vai poder comprar sem dúvidas que determinados móveis caberão no ambiente.

 

Fonte