mobile-phone-appsQuem não quer controlar as finanças, não é? Principalmente nessa época de chegada de um novo ano. Achamos uma lista com 9 aplicativos para ajudar o usuário a organizar suas despesas, gerenciar suas finanças e — o sempre mais difícil — controlar seus gastos. Confira!

1. GuiaBolso

O GuiaBolso é um serviço pessoal de controle financeiro capaz de sincronizar automaticamente todas despesas do usuário. O programa possui versões para iOS, Android e também está disponível como webware para navegadores. Para a usar o GuiaBolso, o usuário precisa apenas se cadastrar, inserir seus dados de internet banking (apenas a senha de visualização) e deixar o programa fazer o resto. Todas as transações da conta bancária serão sincronizadas automaticamente. Contas de bancos diferentes podem ser sincronizadas no mesmo cadastro e, além disso, o aplicativo também realiza a classificação automática das despesas do usuários em categorias como Mercado, Compras, Transporte, Bares/Restaurantes e várias outras. O aplicativo também permite que o usuário crie um orçamento ideal para os gastos do mês e acompanhe ao longo das semanas o andamento desse plano financeiro. Em 2014, o GuiaBolso foi vencedor como melhor startup na edição 2014 do INFO Start.

 

2. Moni

O Moni é um aplicativo de controle financeiro gratuito bem simples de ser utilizado. Disponível apenas para iOS, o programa exige que o usuário cadastre manualmente todas as suas receitas e despesas. E para fazer esse processo ser o mais rápido possível, o app disponibiliza na sua tela principal de um lado um botão vermelho com um símbolo negativo, e de outro um botão verde com um símbolo positivo. Entre os programas do gênero, o Moni possui umas das mais simples e rápidas formas de cadastro de gastos. E caso o usuário queira diferencias suas despesas, poderá adicionar observações para os lançamentos que achar necessário.

3. Wally+
O Wally+ é um programa de controle financeiro que permite ao usuário saber se está gastando mais dinheiro com coisas do trabalho, da vida social, do família, entre outra categorias. Para começara usar o programa, basta que o usuário faça um breve cadastro e insira o seu salário e a data de pagamento. A partir daí, é possível criar planos de orçamentos diários e mensais no programa, e na tela inicial do app sempre estarão disponíveis os gastos que teve durante a semana. Uma das melhores ferramentas do Wally+ é o scanner de recibos, que permite ao usuário criar uma versão digital do comprovante e depois jogá-lo no lixo sem maiores preocupações.

4. Finance
Esse aplicativo de gestão financeira, disponível de graça para iOS e Android, permite ao usuário controlar suas despesas e receitas rapidamente. Com uma interface simples e intuitiva, o programa exibe as diferentes categorias de gastos para o usuário com ícones coloridos e ilustrativos. E basta o usuário selecionar algum desses botões para cadastrar um novo lançamento manualmente. Assim como outros programas do gênero, o Finance permite que o usuário veja um gráfico das suas despesas e receitas no fim do mês, o que é muito útil na hora de estipular um plano financeiro.

5. Organizze
Esse aplicativo permite que o usuário tenha acesso às suas finanças facilmente no seu smartphone com Android ou iOS, mesmo se estiver desconectado da internet. O app possui visual limpo e resolvido e, por causa disso, é bem fácil de ser utilizado. O único problema desse serviço é a necessidade do usuário adicionar todas as suas despesas manualmente no aplicativo. Mas, ao menos, todas as alterações que o usuário realizar no app irão ser sincronizadas automaticamente com a versão para navegador do serviço.
6. ZeroPaper
O ZeroPaper é um aplicativo de gestão financeira desenvolvido para controle de pequenos negócios. O serviço salva todos os dados na nuvem e também pode ser acessado em navegadores. Para usar o ZeroPaper o usuário precisa realizar um cadastro, no qual informa o tipo de negócio e insere o saldo da conta bancária. Depois de cadastrado, o usuário passa a registrar todas as transações da conta manualmente no aplicativo. Assim, ele poderá ter um controle das finanças do seu negócio e poderá acessá-las quando quiser. Além do aplicativo incluir funções para registrar as despesas e receitas, também é possível gerar gráficos para avaliar os resultados de um período escolhido. Outra opção interessante, disponível apenas na versão “premium”, é a possibilidade de tirar fotos de recibos e guardá-los virtualmente.

7. Minhas Economias
O Minhas Economias é um serviço online para administrar finanças pessoais com versões para web, iOS e Android. Para usar o serviço, é preciso realizar um cadastro e depois configurar sua conta. Em seguida, é possível verificar saldo de contas bancárias, cadastrar despesas, receitas e transferências, lançar parcelamentos, e realizar anotações e transações online. O interessante do aplicativo é que com ele o usuário pode ter seus dados financeiros sempre em mãos, afinal, tudo pode ficar salvo na nuvem e ser acessado de qualquer navegador ou dispositivo com internet.

8. Finance Plus
O Finance Plus é um aplicativo gratuito de controle de finanças pessoais desenvolvido especificamente para Windows Phone. o programa permite ao usuário cadastrar os lançamentos da sua conta, visualizar um resumo do mês e até fazer um backup dos seus gastos no OneDrive. O aplicativo foi desenvolvido pelo brasileiro Jardel Jonathas Sobrinho e funciona apenas a partir do Windows Phone 7.5.

9. Orçamento Inteligente 2
Essa é a segunda versão do aplicativo de controle financeiro desenvolvido pela Game Pizza. Além da interface que lembra um bloco de notas, que permite ao usuário realizar manualmente seus gastos diárias, o programa também permite ao usuário classificar suas despesas em várias categorias interessantes, como: Esporte, Caça, Pesca, Perdido em jogos, Dado a um parente, entre outras. No fim do mês, o usuário poderá visualizar uma planilha com todos os gastos somados e até salvá-la em uma conta do iCloud.

Fonte: Exame